sábado, 27 de julho de 2013

Desenvolvimento - Teste de sucção

Nesta ultima aula, iniciamos o desenvolvimento do principal mecanismo de ação de nosso projeto, a sucção, proporcionada pelo cooler.
Desde a opção pela criação deste produto e inicio do projeto no LACTEA, percebemos que por mais elegante e útil que fossem nossas ideias e questionamentos tudo se resumiria em uma única pergunta “funciona ou não funciona?”.
Para o funcionamento do sistema do “Exterminador de Insetos” é necessário à captura por meio de sucção de cada inseto que sobrevoar nosso recipiente.
Como ainda estamos no 1º período de Engenharia, não nos guiamos por cálculos físicos que permitissem obter parâmetros para a escolha do melhor cooler. Os primeiros testes realizados basearam-se simplesmente em ligar os coolers disponíveis, e utilizando o bom senso, avaliar se o cooler testado era satisfatório ou não para o objetivo.
Foram avaliados dois coolers convencionais.
1- 0,12A ligado em 6V ;
2-0,16A ligado em 6V.

Nos testes ambos foram insuficientes, porem foi observado que a pequena diferença na intensidade da corrente elétrica (0,12A para 0,16A) gerou considerável diferença de sucção, nos deixando otimistas para obtenção de um cooler adequado.

2 comentários:

  1. Caros estudantes,

    em vez de amperagem, seria melhor pequena diferença na intensidade da corrente elétrica.

    ResponderExcluir
  2. O fato de vocês estarem no primeiro período de engenharia não justifica a não realização de cálculos físicos para discutir o problema da sucção. Que parâmetros e variáveis devem ser considerados? Que relações entre variáveis devem ser consideradas? Que cálculos devem ser feitos efetivamente? Que conceitos e leis aplicar para interpretar essas relações? É preciso, pelo menos, modelar o problema, para então avaliar a possibilidade ou não de se tratá-lo matematicamente, a partir do estágio de conhecimento do grupo.

    ResponderExcluir