Nesta ultima aula, iniciamos o desenvolvimento do
principal mecanismo de ação de nosso projeto, a sucção, proporcionada pelo
cooler.
Desde a opção pela criação deste produto e inicio do
projeto no LACTEA, percebemos que por mais elegante e útil que fossem nossas
ideias e questionamentos tudo se resumiria em uma única pergunta “funciona ou
não funciona?”.
Para o funcionamento do sistema do “Exterminador de
Insetos” é necessário à captura por meio de sucção de cada inseto que sobrevoar
nosso recipiente.
Como ainda estamos no 1º período de Engenharia, não nos
guiamos por cálculos físicos que permitissem obter parâmetros para a escolha do
melhor cooler. Os primeiros testes realizados basearam-se simplesmente em ligar
os coolers disponíveis, e utilizando o bom senso, avaliar se o cooler testado
era satisfatório ou não para o objetivo.
Foram avaliados dois coolers convencionais.
1-
0,12A ligado em 6V ;
2-0,16A
ligado em 6V.
Nos testes ambos foram insuficientes, porem foi
observado que a pequena diferença na intensidade da corrente elétrica (0,12A para 0,16A) gerou considerável
diferença de sucção, nos deixando otimistas para obtenção de um cooler adequado.
Caros estudantes,
ResponderExcluirem vez de amperagem, seria melhor pequena diferença na intensidade da corrente elétrica.
O fato de vocês estarem no primeiro período de engenharia não justifica a não realização de cálculos físicos para discutir o problema da sucção. Que parâmetros e variáveis devem ser considerados? Que relações entre variáveis devem ser consideradas? Que cálculos devem ser feitos efetivamente? Que conceitos e leis aplicar para interpretar essas relações? É preciso, pelo menos, modelar o problema, para então avaliar a possibilidade ou não de se tratá-lo matematicamente, a partir do estágio de conhecimento do grupo.
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